quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

USO CRÍTICO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO

Ana Cristina Machado Cavalcante
Ivone Conceição Jorge dos Santos



No Brasil a inserção dos meios audiovisuais nas relações pedagógicas baseou-se no modelo tecnicista na década de 60. Com isso estagnou-se uma concepção fragmentada do uso dos meios audiovisuais na educação. Ao longo dos tempos os recursos audiovisuais na educação sofreram mudanças ganhando inúmeras denominações e novas maneiras de utilizar esses meios com um objetivo de favorecer a aprendizagem. Assim, cabe ao professor, abolir as práticas obsoletas para uso dos recursos, objetivando uma adequada seleção de técnicas e instrumentos no uso dos materiais a fim de despertar o interesse dos alunos promovendo sua atenção e dinamizando seu trabalho em sala de aula.
Este tema é de extrema relevância para a educação, por estarmos vivendo num contexto onde as tecnologias cada vez mais se fazem presentes e necessárias na aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Diante do avanço que estamos vivendo, percebemos o interesse por parte do governo em estar disponibilizando a utilização das mídias no espaço educacional, atingindo um grande número de alunos que na maioria das vezes nunca imaginaram estarem participando ativamente desse processo entre sujeitos e tecnologias.
Entretanto, não adianta só ter acesso aos meios audiovisuais, cabe ao professor procurar contextualizar os meios com os conteúdos, ter objetivos definidos, procurando a melhor forma de utilizá-los, para que sua prática seja enriquecida e que os educandos sejam os maiores beneficiados com todo esse aparato tecnológico. O professor precisa ter consciência ao usar recursos audiovisuais, de se perguntar quem são esses sujeitos que vão ter acessos aos recursos, em que contexto estão inseridos, se o que vai ser apresentado é adequado, é significativo, pois vivemos no país da diversidade, e a homogeneidade não é possível.
Assim, é preciso ter claro qual o papel que os meios de comunicação têm sobre a cultura, o que é mais importante o conteúdo ou o recurso pelo qual o conteúdo é transmitido, o que mais tem impacto nos sujeitos a mensagem ou o recurso que foi utilizado para que a informação chegasse até eles? Tudo isso deve estar articulado com um projeto educacional, com as técnicas e práticas eficientes que lhe dê subsídios, para se utilizar esses recursos, e transmitir o conteúdo de forma clara e precisa.
Sabemos que os recursos audiovisuais no meio educacional são utilizados para facilitar tanto o trabalho do professor quanto a compreensão dos alunos, pois ao utilizarmos data show, computador, retro projetor, vídeos, entre outros, estamos apresentando uma informação mais interessante, mais significativa, por que podemos visualizar o que estamos ouvindo e isso tem uma grande repercussão no nosso cérebro, pois as imagens ficam registradas e as palavras normalmente se perdem no espaço.
O uso de recursos audiovisuais na sala de aula dá ao professor a oportunidade de ter soluções no momento exato da aula. Além de estar proporcionando aos alunos a oportunidade de estarem pesquisando, de estarem construindo seu próprio conhecimento, fazendo dessa aula um momento de interação entre aluno x professor, professor x aluno e o mundo.
Segundo Ferrés (1997) pedagogo espanhol, “uma escola que não ensina como assistir televisão não educa”, sabemos de todos os males que a televisão provoca, mas a função da escola é formar telespectadores críticos, conscientes, capazes de participarem ativamente do processo de democratização do conhecimento e da cultura.
Quanto ao computador, é preciso dar destaque a força da internet, que vem a ser um conjunto de computadores interligados que se comunicam universalmente. A internet é o maior canal de informação dos últimos tempos, oferecendo além de informações diversos serviços, dando a oportunidade de o professor realizar uma aula atrativa e diversificada.
Os projetores de slides facilitaram a vida de quem precisa fazer apresentações e exposições mais eficientes. Além das projeções, é possível salvar, imprimir, fazer anotações na tela, enviar por e-mail às informações projetadas ou modificadas durante a explanação, com isso favorecendo uma maior interatividade. O data show é um recurso didático poderoso, porém pouco utilizado devido ao seu alto preço.
Já os aparelhos de som atualmente utilizados tão pouco em sala de aula, é um grande aliado para tratar das diversas áreas do conhecimento. Sabemos que a música faz parte do ser humano. Uma pesquisa científica (1999) utilizando a música de Mozart provou que o ensino da música aumenta em muito a capacidade mental das crianças, desenvolvendo sua rede neural. Desse modo, com a importância de se trabalhar com música em sala de aula, faz necessário o ouso do aparelho de som na sala de aula pelo fato de ser uma necessidade que as crianças e jovens tem de se movimentar, correr, brincar.
A utilização do vídeo como recurso didático deve ser utilizado quando trouxer uma contribuição efetiva para sala de aula, como ilustração, ampliação do conteúdo. No entanto, é preciso que o vídeo seja instigante, um convite ao debate, onde o professor estará atuando como mediador das discussões e analises dos sujeitos.
Portanto, hoje temos diversos recursos audiovisuais que enriquecem muito a nossa prática educativa, levando o sujeito a pensar, a pesquisar, a ir em busca, de uma forma mais rápida e acessível, participando ativamente do seu processo de desenvolvimento, ampliando seus horizontes, tornando-os sujeitos ativos, aptos, criativos e críticos.

Referencial teórico:

BELLONI, Maria Luiza (org).
A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Edições
Loyola, 2002.FERRES, Joan. Televisão e educação. ed: paidos Iberica,Barcelona,1997.
Revista Nova Escola. São Paulo.
Revista Nova Escola. São Paulo. ed:abril, Set.1999.:abril, Set.1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário