quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DESÁFIOS DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

Mônica Sobrinho
Rosemeire Oliveira
Simone Oliveira
Vilma Pereira
1


A crescente demanda por cursos on line é cada vez mais significativa. E isso não é diferente na área de formação de professores. A necessidade de adequação á essas exigências tem colaborado para o crescimento desse nicho tecnológico e potencial e ampliação de acesso a educação a um maior número de pessoas. Tendo em vista que o mercado não dá conta de formar um número grande de profissionais em pouco tempo, como por exemplo, qualificar milhares de educadores em serviço que não possui nível superior, tanto na educação infantil até a pós graduação, dos cursos regulares aos cursos corporativos. Para Lynch e Corry (1998), uma das dificuldades para se capacitar o corpo docente para a educação à distância é o fato de que esta não é apenas um estilo de educação, mas um conjunto de estilos dependentes de diversas mídias e métodos. A formação docente requer muito mais que um aprendizado focalizado apenas no contexto tecnicista.
Proporcionar educação on line não é o mesmo que oferecer educação presencial, pois a educação a distância é a modalidade onde aluno e professor trocam conhecimentos pedagógicos, informações e se comunicam, utilizando os meios tecnológicos como internet, telefone, televisão, sem precisar esta no mesmo ambiente precisamente. A presencial é modalidade dos cursos regulares, em qualquer nível, na qual professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. Apesar dessa diferença ambos tem o mesmo objetivo, ou seja, preparar o aluno para atuar na sociedade como um sujeito crítico e reflexivo diante do contexto atual da sociedade.
Para tanto estão conectados, interligados, onde professor e aluno estão construindo conhecimentos e ao mesmo tempo trocando saberes, pois não é só o aluno que aprende o educador também está aprendendo, havendo entre ambos uma troca de aprendizagem, ocorrendo assim o processo de ensino e aprendizagem de maneira significativa e ao mesmo tempo prazerosa.
Foi oficialmente criada pelo Decreto n 1.917, de 27 de maio de 1996 a Secretária da Educação a Distância – SEED. Nesse mesmo ano suas primeiras ações, foram criadas entre eles estão, a estréia do canal TV Escola e a apresentação do documento-base do programa Informática na Educação, na III Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CONSED). E além disso foi lançado oficialmente, em 1997, o Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação, tendo como objetivo principal a instalação de laboratórios de computadores para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil.
E é diante desta realidade que a Educação a Distância veio, com ênfase, contribuir para que uma grande parcela da população tenha acesso ao ensino, e possa, a partir das habilidades e competências adquiridas nesta modalidade de educação do século XXI, colaborar para a formação de sujeitos histórico-social, críticos e participativos.
Para tanto se faz necessário que o estudante tenha o mínimo de conhecimento sobre a operacionalidade do computador, que deverá ser ser articulado aos conhecimentos acadêmicos num contexto de aprendizagem virtual. Estamos numa fase de transição na educação a distância, muitas organizações estão se limitando a transpor para o virtual adaptações do ensino presencial, colocando em xeque a qualidade desse novo modelo formativo.



Links:

 http://www.eproinfo.mec.gov.br

 www.saladeaulainterativa.pro.br

 www.usinadeletras.com.br/exibelotexto

 www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?

Nenhum comentário:

Postar um comentário