quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS NO USO DA TCI NA EDUCAÇÃO

Daniela de Santana Ramos1
Liliane de Jesus Dantas
Sandra Santana dos Santos
Shirlei dos Anjos Nascimento


A problemática que envolve a formação inicial do professor para o uso das tecnologias de comunicação e informação (TCI) mostra que as transformações que vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, entre eles a formação dos professores, clamam por suporte institucional para a renovação das práticas pedagógicas na universidade como nos outros níveis de ensino. Embora não se perceba a internet enquanto cultura de ensino aprendizagem, é coerente observar que é recomendável que grande parte da literatura especializada, assim com as práticas precisam mudar.
O outro sujeito do processo é o aluno que assim desafia o docente e precisa assumir a responsabilidade pelo seu próprio percurso, enquanto que o professor dinamiza as relações sociais com o aprendizado de modo que a experiências contribuam para a emancipação dos participantes, assim como a própria.
O crescimento profissional é um resultado natural, quando os professores aprendem juntos e beneficiam-se das experiências um do outro. Embora a internet não contenha informações sobre “tudo”, ela é um recurso substancial de informações.
A mesma revolução tecnológica que foi responsável pela forte necessidade de aprender melhor oferece também os meios para adotar ações eficazes. As tecnologias de informação, desde a
televisão até os computadores e todas as suas combinações, abrem oportunidades sem precedentes para a ação afim de melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem.
Além disso, incorporando as TCI às práticas pedagógicas cotidianas dos professores, a escola pode contribuir para a democratização do acesso à informação e às variadas formas de produção e disseminação do conhecimento, haja vista que os indivíduos pertencentes a grupos menos favorecidos social e economicamente poderiam ter acesso a estas tecnologias e usufruir os benefícios de sua utilização, fatos que certamente contribuiriam para a diminuição dos riscos de acentuação das desigualdades.
No contexto atual, consolida-se um processo em que as inovações tecnológicas e a globalização da economia vêm transformando significativamente, tanto o mundo do trabalho como também as funções dos trabalhadores. É cada vez mais notório “(...) que o trabalho linear, segmentado, padronizado e repetitivo, característico do padrão tecnológico taylorista e fordista, tem sido substituído por uma nova modalidade marcada pela integração e pela flexibilidade.” (Machado, 1994, p.169).
Diante disto, acredita-se que as TCI podem trazer benefícios significativos para a educação, seja ela à distância ou presencial, porém, é fundamental que os professores que vão fazer uso destas tecnologias tenham capacidade de reconhecer tanto as vantagens, as limitações e os cuidados que devem ser tomados, como também as implicações do uso destas tecnologias, para a educação em particular e para a sociedade como um todo, para que esses instrumentos possibilitem uma melhora efetiva da qualidade das aulas ministradas, pois cada mídia tem seu potencial e sua maneira de utilização ótima, a atenção e uso que for dada a cada uma compõe um ‘mix’ que potencializa o efeito individual e o do curso como um todo, DANTAS (2005).

Hoje, os professores se vêem diante do que pode ser considerado, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma grande oportunidade: utilizar as TCI como meio para construir e difundir conhecimentos, e ainda, para concretizar a necessária mudança de paradigma educacional, centrando seus esforços nos processos de criação, gestão e regulação das situações de aprendizagem.

À medida que as TCI ganham espaço na escola, o professor passa a se ver diante de novas e inúmeras possibilidades de acesso à informação e de abordagem dos conteúdos, podendo se libertar das tarefas repetitivas e concentrar-se nos aspectos mais relevantes da aprendizagem, porém, torna-se necessário que o professor desenvolva novas habilidades para mover-se nesse mundo, sendo capaz de analisar os meios à sua disposição e fazer suas escolhas tendo como referencial algo mais que o senso comum.

As novas tecnologias criam novas chances de reformular as relações entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar os processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola um novo diálogo com os indivíduos e com o mundo.

Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.

Os professores devem ter consciência de que, a tecnologia é capaz de ajudar o professor, mas não o substitui. Pode ajudá-lo professor a ensinar melhor e com melhor qualidade. Mas não reduzirá o esforço necessário na sala de aula.

Considerações Finais
Ao longo deste trabalho, procurou-se mostrar que as transformações que vêm ocorrendo nas diversas esferas da sociedade e o acelerado desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação passam a exigir novas posturas, tanto das instituições educacionais, quanto dos professores.

Destacou-se a necessidade de uma incorporação por parte da escola e dos professores, das novas tecnologias de comunicação e informação dentro de uma perspectiva crítica, como forma de superar o paradigma da oralidade e da palavra escrita a partir da valorização de sons imagens, animações, etc., buscando explorar novas formas para que o aluno possa chegar ao conhecimento e atender às novas demandas educacionais. Porém, pode-se perceber que as escolas e os professores não se encontram capacitados para utilizar adequadamente estas tecnologias, entre outros motivos, devido à deficiente formação inicial que lhes é fornecida pelos cursos universitários. Diante de todas as limitações enfrentadas pelos cursos de licenciatura para a preparação dos futuros professores para a utilização das TCI, demonstrou-se que diversas ações deveriam ser desenvolvidas pela universidade na superação destes obstáculos, com destaque para o desenvolvimento de ações visando uma maior articulação interna e também com o mundo da comunicação e da informação.

Deseja-se concluir este trabalho afirmando que a formação inicial, apesar das limitações que lhe são inerentes, deve fornecer ao futuro professor, tanto as condições básicas para que este possa fazer uso dos recursos tecnológicos que lhe são disponibilizados, respeitando a realidade em que está inserido, quanto os subsídios necessários para que ele possa, ao longo de sua carreira, dar continuidade a sua formação que, em tempos de globalização, como já foi dito, deve ser permanente. Assim, o professor poderá, tanto melhorar a eficiência na aprendizagem dos seus alunos, superando as limitações do paradigma da oralidade e da escrita, dentro de um projeto pedagógico que contribua para a formação de cidadãos que não se limitarão a atender às exigências apresentadas pela sociedade e pelo mercado, sendo também capazes de analisar criticamente a realidade em que estão inseridos, quanto contribuir para a redução das desigualdades sociais, ampliação das oportunidades de realização pessoal e profissional.














Referencias

DANTAS, Aleksandre Saraiva. As contribuições da formação inicial para a profissionalização dos professores: abordagens teóricas. (monografia). Mossoró-RN,
1999.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. A educação e os desafios das novas tecnologias. In: FERRETI, C. J. Et al (org.). Tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, p. 169-188.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1998. (Coleção Questões da Nossa Época).

TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude, LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação, no 04, 1991.

Um comentário:

  1. OBRIGADA PELA VISITINHA! O BLOG D VCS ESTÁ MARAVILHOSO TB!BJOKITAS PINK!

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