quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Desafios do software Livre na educação

Livia Cristina Pereira
Patricia dos Santos Lisbôa
Sonia de Jesus Oliveira1


Um dos desafios na educação hoje refere-se ao entendimento do conceito de software Livre (SL) e sua importância para a educação. O SL nasceu na universidade (qual) e vem se expandindo nos diversos setores da sociedade. Na educação a adoção de SL traz inúmeras vantagens frente ao software proprietário, destacando-se inicialmente a questão macroeconômica, pois os custos de manutenção de laboratórios de informática das escolas por meio de SL são bem inferiores se comparado ao software proprietário .
A opção pelo SL em escolas deve-se na maioria das vezes à realidade das escolas públicas que não dispõe de recursos financeiros para regularização de software, elemento fundamental em políticas públicas de inclusão digital aliada a sua filosofia libertária. Segundo Silveira e Cassiano ( 2003 ), não há porque gastar recursos com software proprietários se existem alternativas livres de qualidade similiar.
A definição para SL criada pela Free Software Foundation (FSF) é todo e qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial), e que tem o código fechado. A maneira usual de distribuição de SL é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. O software livre também é conhecido pelo acrônimo FLOSS (do inglês Free/Libre Open Source Software). O Software é analisado como Livre quando ele da suporte aos quatros tipos de liberdade para os usuários do software, definidas pela Free Software Foundation que são elas:
 A liberdade de usar o programa a qualquer propósito, liberdade de redistribuir cópias, liberdade dos usuários se beneficiarem com o programa e liberdade de conhecer o programa adaptando as suas necessidades.
A liberdade de usar um programa significa que qualquer tipo de pessoa física ou jurídica pode de usar o Software como sistema computacional para qualquer tipo de trabalho ou atividade. A liberdade de redistribuir cópias, assim como o código-fonte para as versões originais tanto para as modificadas devem incluir formas binárias ou executáveis do programa. Copyleft é uma extensão das 4 liberdades básicas e ocorre na forma de uma obrigação.
O copyleft diz que qualquer um distribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. O copyleft garante que todos os usuários tem liberdade ou seja se você recebeu um software com uma licença livre que inclua clausulas de copylefte e se optar por redistribui-lo ( modificado ou não ), terá que mante-lo com a mesma licença com o que recebeu.
Nos últimos anos acompanhando o crescente interesse global pelo SL, tem aumentando o numero de instituições de ensino, de todos os níves de escolaridade que tem vindo a adaptar o SL em escolas.
Atualmente o SL é aberto e constitui uma tendencia para o futuro que ninguém pode ignorar. As questões éticas envolvidas sem menosprezar as vantagens econômicas e outras vantagens estratégicas, relevam a educação como uma aréa primordial de intervenção.
E na educação o incentivo do SL na educação vem de vários fatores e o fator principal é o da liberdade, pois as escolas devem ter acesso ao código fonte para que o SL possa ser adaptado para outras praticas pedagógicas e estudado por professores e alunos.
O emprego de SL na educação é uma alternativa imprescendível a qualquer projeto educacional, fatores como liberdade, custo, flexibilidade são estratégicos para condução bem organizada de projetos educacionais mediados por computador.
Com a teoria da Libertação de Paulo Freire, podemos concluir que assim como sua teoria é o futuro da Pedagogia, o SL é o futuro que já se faz presente na informática educativa, pois o futuro exige liberdade de expressão, liberdade de ser raças e também liberdade tecnológica educacional.


1 Graduandas do curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu, 7º semestre.
2 É um software cuja copia, redistribuição, ou modificação são em alguma medidarestritos pelo seu criador ou distribuidor

Referencias : WWW.wikipedia.org.com

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