sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FORMAÇÃO DOCENTE ON-LINE

Desáfios da modalidade de ensino a distância


Mônica Sobrinho
Rosemeire Oliveira
Simone Oliveira
Vilma Pereira
1

A crescente demanda por cursos on line é cada vez mais significativa. E isso não é diferente na área de formação de professores. A necessidade de adequação à essas exigências tem colaborado para o crescimento desse nicho tecnológico, e potencial ampliação de acesso a educação a um maior número de pessoas. Tendo em vista que o mercado não dá conta de formar um número grande de profissionais em pouco tempo, como por exemplo, qualificar milhares de educadores em serviço que não possui nível superior, tanto na educação infantil até a pós graduação, dos cursos regulares aos cursos corporativos. Para Lynch e Corry (1998), uma das maiores dificuldades para se capacitar o corpo docente para a educação à distância é o fato de que esta não é apenas um estilo de educação, mas um conjunto de estilos dependentes de diversas mídias e métodos. A formação docente requer muito mais que um aprendizado focalizado apenas no contexto tecnicista.
Proporcionar educação on line não é o mesmo que oferecer educação presencial, pois a educação a distância é a modalidade de ensino na qual, aluno e professor trocam conhecimentos pedagógicos, informações e se comunicam utilizando os meios tecnológicos como internet, telefone, televisão, sem precisar esta no mesmo ambiente precisamente. A educação presencial é modalidade dos cursos regulares, em qualquer nível, na qual professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. Apesar dessa diferença ambos tem o mesmo objetivo, preparar os sujeitos para atuar na sociedade, posicionando-se criticamente, atendendo desta forma às exigências de uma sociedade globalizada.
Para dar amparo legal, a esta nova forma de ensino, foi oficialmente criada pelo Decreto n 1.917, de 27 de maio de 1996 a Secretária da Educação a Distância – SEED. Nesse mesmo ano suas primeiras ações: a estréia do canal TV Escola e a apresentação do documento-base do programa Informática na Educação, na III Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CONSED). E além disso foi lançado oficialmente, em 1997, o Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação, tendo como objetivo principal a instalação de laboratórios de computadores para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil.
É diante desta realidade que a Educação a Distância veio, com ênfase, contribuir para que uma grande parcela da população tenha acesso ao ensino, e possa, a partir das habilidades e competências adquiridas nesta modalidade de educação do século XXI, ocupar espaços profissionais, sociais e políticos antes restritos a poucos.
Nessa nova forma de aprender, professor e aluno estão construindo conhecimentos, conectados, interligados, “distantes” mas em tempo real trocando saberes, pois não é só o aluno que aprende o educador também está aprendendo, havendo entre ambos uma troca de aprendizagem, de maneira significativa e ao mesmo tempo prazerosa.
Para muitos pesquisadores, as NTIC são a derradeira resposta para a democratização do ensino e para que as classes menos privilegiadas tenham acesso ao conhecimento. Para outros, ao contrário: as condições econômicas mundiais aumentam o abismo entre os que podem adquirir conhecimento através dos meios mais avançados e os que não podem.
No entanto se faz necessário que o estudante tenha o mínimo de conhecimento sobre a operacionalidade do computador, que deverá ser articulado aos conhecimentos acadêmicos num contexto de aprendizagem virtual. Estamos numa fase de transição na educação a distância, muitas organizações estão se limitando a transpor para o virtual adaptações do ensino presencial, colocando em xeque a qualidade desse novo e promissor modelo formativo.

Links:

http://www.eproinfo.mec.gov.br

www.saladeaulainterativa.pro.br

www.usinadeletras.com.br/exibelotexto

www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo






































































1 Graduandas do 7º semestre do curso de Pedagogia
da Fundação Visconde de Cairu.

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