segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A MÍDIA E A INFÂNCIA

Fabiana de Arruda1
Cátia Landí
Karla Falcão

Hoje, seria difícil imaginar uma sociedade na qual não existisse internet e as facilidades que o universo digital nos possibilita diante das diversas oportunidades em um mundo globalizado, facilitando e ampliando assim as diversas áreas de atuação e desenvolvimento do sujeito. Em contra partida sabemos que a internet não e apenas um espaço de magia, alegria e entretenimento, já que pessoas usam dessa ferramenta poderosa para ludibriar e enganar quem na maioria das vezes não estão prontas para esse mundo informatizado. Daí pensamos: Como preparar as crianças para esse movimento que está tão aberto e acessível a todos? Como mostrar que a mídia tem uma função social no qual valoriza e qualifica a melhoria a vida das pessoas? Diante disso, autores como David Buckingham (2007), destaca lançando um olhar sobre a mídias e onde sua grande valorização influencia a infância que apresenta cada vez mais um distanciamento de ser infantil e portanto, torna-se uma etapa fundamental mas, perdida pelas crianças ainda muito cedo, isso é percebido quando relata que,
O que continua sendo perturbado para muitos adultos, entretanto, são as conseqüências de as crianças” cruzarem a fronteira”. As manifestações de comportamento “precoce” ameaçam a separação entre adultos e crianças, representando assim um desafio ao poder adulto. É nesse ponto que os discursos liberais sobre o desenvolvimento da criança, com sua ênfase no atendimento afetivo e no crescimento natural começam a fraquejar”.(p 31)

Assim, temos a mídia como grande vilão dessa vivência na qual além de afetar a saúde psicomotora marginaliza quem não compartilha dessa ferramenta possibilitando a inserção do sujeito no mundo digital, deturpando a sua real significação que inicialmente seria de formação de conhecimento e não de exclusão social.
Tendo em vista que as crianças assumem um papel de grande importância no que se refere às tecnologias, se faz necessário que alguns cuidados sejam tomados para que os problemas existentes não sejam banalizados, é preciso que saibamos orientar e conduzir com sabedoria essa posição cada vez mais comum, onde as crianças tem acesso ilimitado a internet, à televisão que na maioria das vezes não possuem maturidade suficiente para identificar situações de perigo que estão expostas, tornando-se vitimas fáceis nas mãos de pessoas inescrupulosas, portanto, é preciso um olhar diferenciado para que a criança não se torne peças vulneráveis dessas tecnologias, que de potencializadoras da ação humana, torna-se perigosas e desiguais, as quais nem sempre fazem parte do mundo infantil e nem deveriam, pois, a realidade existente nas tecnologias fazem parte do mundo dos adultos no qual as crianças têm acesso a informações que não conseguem compreender. Já que temos em uma visão Piagetiana que, cada sujeito vivência fases diferentes caracteriza por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diversas maneiras do individuo se relacionar com o meio que esta inserido. Assim, é mister não pular essas fases para que ocorra um bom desenvolvimento psicológico e moral da criança.
Espera-se que os adultos compreendam e busquem no potencial que tem as tecnologias intelectuais e digitas assim como as mídias, buscando em suas bases interações que contribuam com a formação do sujeito e que não tenham a intenção de manipular, usando a ingenuidade e pureza das crianças com “armas” para aumentar o consumo.
Percebemos que a mídia e um fator importante na inclusão social direta e indiretamente de jovens e crianças que auxilia e constrói uma juventude que quer esta sempre em sintonia com a atualidade, o que se faz um necessário um monitoramento dos responsáveis sobre o que e com quem seus filhos estão se envolvendo, assim havendo um apoio não so familiar, mas escolar fica mais fácil se trabalhar as diversas adversidades culturais e sociais que a mídia pode oportunizar.



Referência
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. Editora Loyola, São Paulo, 2007.

1Graduandas do Curso de Pedagogia Fundação Visconde de Cairu. Texto apresentado à disciplina Mídias, Tecnologias e Educação.

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